quarta-feira, 9 de junho de 2010

TEMPO DE MUDANÇA


O mal e o bem da abstinência

Quem deixa de fumar geralmente experimenta um conjunto de sintomas desagradáveis que variam em intensidade e duraçãode 24 horas a dois meses, em média. É a síndrome da abstinência, que se caracteriza por inquietação, ansiedade, nervosismo, fadiga, perturbações do sono e do ritmo cardíaco, dificuldade de concentração no trabalho e, naturalmente, intensa vontade de fumar. O motivo é a supressão da nicotina, um alcalóide presente nas folhas do tabaco; sua ação no sistema nervoso central cria a dependência, cujos mecanismos ainda são desconhecidos. É isso que explica o pouco êxito das drogas antagônicas à nicotina.
Depois de uma tragada, as substâncias tóxicas do fumo chegam ao pulmão, vão para o sangue e se difundem pelo organismo. Quando a nicotina chega ao cérebro, aumenta a produção de substâncias que através da circulação atingem o coração. Sem a nicotina, o organismo passa por uma readaptação. Livres do monóxido de carbono (que combinado com a hemoglobina do sangue acaba limitando a oxigenação do organismo), as células tornam a respirar. A irrigação sangüínea se normaliza e a pele recupera o viço. Sem as substâncias tóxicas do fumo, que lesam as papilas gustativas e o nervo olfativo, os ex-fumantes redescobrem cheiros e sabores. Com a desintoxicação do cérebro, o sono também melhora.



Segunda- feira pela manhã... No domingo fui deitar com o pensamento de não mais fumar, acordei cedinho para ir a aula de ginástica, minha filha é a professora e muito tem me incentivado, sem contar é claro com palavras carinhosas do meu amor, pois muito me fez refletir... Que paciência! A consciência começa a pesar e vc resolve que está na hora... A idade chega e com os anos as doenças, ipertensão, diabetes, taxas descontroladas, sua vida inteira querendo ser linda, e no interior a coisa toda tá feia! Ficava eu pensando, na hora de ir encontrar meu amor, durante todo aquele ritual, cremes para o corpo, óleos aromáticos, perfume, shampoo, de que adiantam? Sou um cinzeiro ambulante! Caramba!

Decidi não quero mais isso! E hoje fazem 72 horas que não fumo, é pouco, vc vai falar... Não! É muito para quem se julgava incapaz de conseguir, e olha que era uma fumante daquelas que acende um cigarro quase no outro, estou feliz, e quero continuar assim, não é facil, tenho passado por tudo que está escrito no texto que está acima, também não é tão difícil, é só se programar e tentar , logo colherei os resultados!

Estou me sentindo muito bem, estou me sentindo muito feliz!!!

(Lúcia de Fátima) (10/06/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário