quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A DOR A FÉ E O ORGULHO!



No passado a palavra cancer não era nem pronunciada, era assustadora, as pessoas tinham muito medo do cancer, e quando morria alguém, comentava-se pelos cantos: Fulano morreu com aquela doença! Hoje há ainda quem tenha receio em falar tal palavra, mais vejo que os preconceitos tem sido vencidos pela grande maioria.
Na rua em que moro presenciei, minha vizinha, meu vizinho,uma amigona do peito, e olha que tudo que quase ao mesmo tempo. Também a minha querida mocinha que hoje me chama de tia e diz que faço parte de sua linda e maravilhosa famíla, presenciei de perto todo o sofrimento dela e de todos de sua família, é como se todos naquela casa tivessem também a doença, foi uma união tão profunda de fé e de esperança que jamais esquecerei a batalha que travaram e chego a conclusão de que a vida é simples, até as coisas se complicarem.A vida é bela, até algo feio surgir. Enfim, a vida é normal, até algo absurdamente inesperado acontecer.E ninguém está livre dessa doença "democrática",por assim dizer.Ela afeta bebes e idosos, jovens e adultos, homens e mulheres,gordos e magros,fumantes e não fumantes, brancos e negros e até os animais.Aodeitar-se, apenas agradeça por sua saúde, e se voce puder fazer mais que agradecer, faça,fique ao lado e ajude no que puder e estiver ao seu alcance, uma boa passada de mão pela cabeça de quem sofre já é uma grande coisa.
Minha sobrinha linda mostrou que é possível, sim, tornar este tratamento mais humano, que depende do paciente, mas depende muito mais das pessoas que estão ao redor.o sorriso das pessoas, dos médicos, dos enfermeiros,dos parentes...Mamãe Rosane, sábia vovó Odaléa, namorado, irmãos e os queridos amigos, fazem dessa caminhada árdua um pouco mais leve pois dividem o peso que a doença tráz para aquele que por isso passa...
É Carolzinha mais uma vez vc passa por isso, e mais uma vez tenha a certeza que estaremos ao seu lado.A primeira vez foi muito difícil, mas não te faltou coragem nem a fé...Há essa foi grandiosa, para seguir em frente.
A grande maioria, dos que são postos à prova ao serem diagnosticados com essa doença assustadora, se tornam pessoas cansadas. outras frustradas.E poucas optam realmente por continuar lutando contra o cancer,mesmo quando seu próprio cancer já foi vencido!
Nunca será derrota, pelo que testemunhei, o importante é lutar dignamente. É conseguir a prender em meio ao sofrimento. É a reflexão.E isso jamais poderá ser considerado uma derrota. Derrotado é aquele que viveu e nunca foi capaz de refletir, tendo sofrido de cancer ou não.
  Agora o que falar de ter presenciado suas lágrimas diante de toda essa tua via crucis ao tentar levantar dinheiro, para o PET SCAN, exame esse negado pelo plano de saúde, os impecílios criados pelo laboratório,a falta de calor e amor no coração de alguns, e a ajuda de quem nem se quer vc imaginaria, a proposta de colaboração da área operacional.Foi muito comovente o seu relato, ao se negar a aceitar por intermédios de conhecimento furar a fila no INCA, para realização do tal exame, questionado por vc, que teriam pessoas mais necessitadas e em pior situação que a sua,me encheu de ORGULHO essa sua decisão, diante da tua dor a dor do outro pode ser bem pior...Isso chama-se, caráter, isso chama-se "AMOR AO PRÓXIMO"
Vc menina é grandiosa e vitoriosa, e me fez pensar que com tão pouca idade pode ser aprendizado para muitos inclusive para mim...
Diante do que estás passando terás diante de ti pessoas de bom e mal coração mas só os bons ficaram ao seu lado, porque é isso que vc atrai..."BONDADE" E quando vc precisar ser carregada no colo, tenha a certeza que será.
Vamos para mais essa caminhada, com muita fé e muita determinação, enfrentar é tudo que vc precisa para alcançar a tua verdadeira e definitiva cura, questionar, não é bom, mas talvez algo ficou para tráz, e que precisa ser aprendido agora!
Tenho muito orgulho de ser tua tia! Fique com Deus...Estou torcendo e rezando por vc todos os dias, Saiba que Jesus Cristo e Nossa Senhora estão ao seu lado!
TE AMO                      (lúcia de Fátima)

                     OBS:Não coloquei acento na palavra cancer, acho que não merece usar chapéu...Questão de opinião.RSRSRS...

2 comentários:

  1. Oi LUCIA,

    lindíssima e comovente postagem.

    Parabéns e Deus na sua infinita bondade e sabedoria irá fortalecer e dar vida!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Paulo o que mais precisamos, é ter fé, pois sem ela tudo caminha a passinhos muito lentos.Vamos rezar e torcer por nossa Carolzita!

    ResponderExcluir